Paulo Octávio foi o único empresário a ser homenageado com a medalha da Ordem Jurídica e Social, concedida pelo Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBDE), durante o IV Congresso Internacional de Direito da Empresa. Quatro ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) também receberam a distinção.
O evento foi realizado na renomada Escuela de Práctica Jurídica da Universidad Complutense de Madrid (EPJ-UCM), na Espanha, e reuniu juristas, magistrados, advogados, empresários e acadêmicos brasileiros e espanhóis. O foco foi o intercâmbio de experiências e a discussão de temas centrais do Direito Empresarial em um contexto internacional. A medalha entregue foi um reconhecimento pelo esforço de fortalecer a ponte entre o mundo empresarial, o meio jurídico e a academia.
Após receber a comenda, o empresário Paulo Octávio disse que a distinção representa não apenas um reconhecimento pessoal, mas principalmente a oportunidade de colocar o olhar empresarial na mesa de debates jurídicos relevantes. O reconhecimento reforça a importância da colaboração entre os setores jurídico e empresarial, em um momento em que a globalização exige diálogo além das fronteiras.