Espaço Cult PaulOOctavio

Tarciso Viriato o Artista das Cores no Espaço Cult

  • REDAÇÃO
  • EM 15 DE JUN DE 2018 àS 08:00

Arte Brasília O Espaço Cult PaulOOctavio inaugurou, no último fim de semana, mais uma exposição da série Arte/Brasília. O artista convidado é Tarciso Viriato, que apresentou a mostra Gira Mundo, formada por pinturas em acrílico e cerâmicas. Na manhã de abertura, artistas, arquitetos, designers, fotógrafos, galeristas e museólogos, além de amigos e clientes, foram conferir a exposição que estará aberta ao público até o dia 22 de julho de 2018, na área expositiva da Central PaulOOctavio, na Entrequadra 208/ 209 Norte, em frente ao Eixinho.

Infinitas Possibilidades Natural do Ceará (1950) e brasiliense (1970) de coração, Tarciso usa e abusa das cores com a sabedoria de quem sabe que a vida tem infinitas possibilidades. Os 30 anos de carreira o levaram a percorrer museus e galerias do Brasil, Hungria, Polônia, Cuba, Portugal, Rússia e Estados Unidos. O reconhecimento veio através de expressivos prêmios, entre eles o Award for Excellence e o Kaplar Miklos. Participou de residências artísticas na Hungria e na Polônia. Foi agraciado com o título Cidadão Honorário de Brasília em 2003. Mantém ateliê em Brasília e Nova York. 

Peça o Impossível Reconhecido como o artista das cores, Viriato diz que sua obra busca retratar “(…) a odisseia do homem na Terra, prisioneiro do futuro e da felicidade, a percorrer labirintos do bem e do belo, buscando a construção de relações sociais regadas pela paz e pelo amor". Em uma das paredes da exposição Tarciso usou seu pincel para soltar suas emoções e escreveu: “Seja realista, peça o impossível”. Esse jeito poético de ser nos remete à célebre frase do poeta e ensaísta Ezra Pound (1885/1977): “artistas são as antenas da raça”, uma ideia posteriormente adaptada pela escritora Clarice Lispector (1920/1977), que disse: “a arte é uma forma de se emancipar das amarras do mundo real”.

 Encontro O Espaço Cult PaulOOctavio foi criado para oferecer a Brasília um local para encontro de artistas e escritores e a troca de ideias entre criativos e apreciadores da arte e da literatura. Por lá já passaram a pintora e gravurista Betty Bettiol e os escritores Ronaldo Costa Couto e Carlos Fernando Mathias. A partir de agosto novas exposições e manhãs de autógrafos estão programadas, dando prosseguimento a este projeto que une o mercado imobiliário ao mundo da arte e da literatura.

 
Newsletter

Receba as novidades da PaulOOctavio:

Endereço

Asa Norte – EQN 208/209 Norte - Eixinho L

Tel: +55 (61) 3315.8596

CEP: 70853 400 - Brasília | DF

Águas Claras

Rua 16 Sul - Av. Araucárias

Tel +55 (61) 3562.1111

CEP: 70297 400 - Brasília | DF