SHOPPINGS

Taguatinga Shopping trabalha pelo Lixo Zero

  • REDAÇÃO
  • EM 10 DE JUL DE 2019 àS 18:42

Em parceria com a cooperativa Recicle a Vida e a empresa Engaia, o Taguatinga Shopping aderiu a um projeto de transformação do seu lixo orgânico em Composto Orgânico, que retorna à natureza de forma produtiva, adubando os jardins do próprio shopping. A iniciativa reduz significativamente o volume de lixo produzido que se acumularia nos lixões e aterros.

O processo começa nas lojas da praça de alimentação, com a coleta de restos de alimentos, verduras e frutas impróprias para o consumo, assim como talos e cascas. O lixo descartado pelos clientes após as refeições também passa por de triagem, realizada pelos colaboradores do shopping, separando recicláveis, líquidos e orgânicos em lixeiras identificadas.

O material orgânico é destinado à empresa Engaia, localizada em Brazlândia, que inicia o processo para transformá-lo em Composto Orgânico, passando pelo processo de compostagem, técnica que estimula a decomposição dos materiais orgânicos, recuperando seus nutrientes para levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura ou jardinagem.

Ao final desse tempo, o composto orgânico volta ao shopping na forma de adubo para uso no solo e de plantas de seus jardins. “A transformação do lixo gerado pelo shopping e os benefícios dessa ação demonstram a nossa preocupação com a sustentabilidade e o nosso envolvimento com a Educação Ambiental, tão necessária na atual situação de degradação do nosso planeta”, destaca a superintendente do shopping, Eliza Ferreira.

Além da transformação do lixo orgânico em adubo, o óleo descartado pelos restaurantes do shopping também é reaproveitado.  São aproximadamente 3.500 litros recolhidos mensalmente. O material é entregue à empresa EcoLimp, responsável pela fabricação de sabão em barra, sabão líquido e até mesmo biodiesel. O sabão produzido retorna, mais tarde, para uso nas lojas de alimentação e limpeza do Taguatinga Shopping.

 

 
Newsletter

Receba as novidades da PaulOOctavio:

Endereço

Asa Norte – EQN 208/209 Norte - Eixinho L

Tel: +55 (61) 3315.8596

CEP: 70853 400 - Brasília | DF

Águas Claras

Rua 16 Sul - Av. Araucárias

Tel +55 (61) 3562.1111

CEP: 70297 400 - Brasília | DF