LIDE BRASÍLIA

Presidente Do IBGE Fala De Economia No LIDE

  • REDAÇÃO
  • EM 15 DE SEP DE 2016 àS 14:32

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Paulo Rabello de Castro, fez uma exposição do atual panorama econômico e pontuou ações para serem tomadas no futuro, para a recuperação do Brasil. Ele foi o convidado dos membros do Lide Brasília para o almoço realizado quarta-feira (14), no Hotel Kubitschek Plaza. Recebido pelo presidente do grupo de empresários, Paulo Octavio, Paulo Rabello deu explicações de como a economia brasileira chegou onde está e mencionou ações que estão sendo propostas pelo novo governo para reerguer o País, com apoio do empresariado.

Na exposição do panorama atual da economia, Rabello de Castro começou destacando que é necessário observar a situação do entorno do País e disse que existe uma convergência negativa apontando para um crescimento abaixo de 2%, há vários anos. Outro problema enfrentado pelo Brasil é que a China, que ocupa uma posição de grande demandante das commodities brasileiras, está necessitando de uma reciclagem na economia.

Outro ponto que destacou é que os recursos não foram investidos nos locais apropriados. Ele citou os investimentos no petróleo, em que os governos anteriores aplicaram grandes recursos na espera de um retorno que se mostrou falho, ao invés de aplicar na agricultura e na agropecuária, que se mostraram fortes e sólidas. Rabello de Castro destacou ainda que o governo de Dilma retirou recursos que seriam para o IBGE realizar o senso agropecuário e citou a grande importância desse projeto, que iria apontar com precisão as áreas utilizadas para esses fins, possibilitando maiores investimentos no setor.

Na opinião do presidente do IBGE, o carro-chefe do Brasil tem que ser cada vez mais o empresariado, como o principal capital, e por isso deve receber a devida atenção do governo. Ele destacou ainda que durante o governo do presidente Lula não houve investimentos nas áreas estratégicas, apenas um incentivo ao consumo.

Para o crescimento do país, Paulo Rabello de Castro destacou que é necessário que os governantes tenham o mesmo espírito empreendedor de Juscelino Kubitschek, que planejem e coloquem em prática as ações, utilizando de forma correta os recursos. Além disso, ele ressaltou que o Congresso precisa fazer um esforço, ano que vem, para que a diferença entre a dívida do país e o PIB se estabilize e a inflação seja contida. Outra forma de ajudar o país a crescer novamente é diminuir os altos juros praticados no Brasil há 23 anos, que punem o País e o setor produtivo.

 
Newsletter

Receba as novidades da PaulOOctavio:

Endereço

Asa Norte – EQN 208/209 Norte - Eixinho L

Tel: +55 (61) 3315.8596

CEP: 70853 400 - Brasília | DF

Águas Claras

Rua 16 Sul - Av. Araucárias

Tel +55 (61) 3562-1111

CEP: 70297 400 - Brasília | DF